Podcast com Janna Omena

Métodos Digitais com Janna Omena

O Instituto Superior Miguel Torga recebeu a segunda MasterClass Multimédia sobre “Métodos Digitais” no passado dia 5 de abril. A oradora foi Janna Joceli Omena, doutoranda em media digitais na Universidade Nova de Lisboa e investigadora do ICNOVA (iNOVA Media Lab).

O tema da MasterClass centrou-se na questão da investigação com métodos digitais no contexto dos estudos de software e plataformas sociais. O cruzamento entre a pesquisa e a tecnicidade dos media sociais foram o mote para a sessão.

Janna Joceli Omena apresentou uma interessante perspectiva de interseção entre conhecimento técnico, métodos e investigação aplicada com métodos digitais. Assumindo como pano de fundo a era dos algoritmos e a tecnicidade das ferramentas sociais, a investigadora defendeu que as perspectivas micro e macro possíveis de evidenciar com métodos digitais permite uma ampliação da realidade para se ler uma estrutura ou micro-estruturas em diferentes camadas de mediação tecnológica. Neste sentido, defendeu a necessidade de o trabalho de investigação ser feito em abordagens mistas, incorporando as vertentes quantitativa e qualitativa.

A investigadora demonstrou como existem objetos digitais nativos no sentido computacional que são criados especificamente para os media digitais: “the digitalized”, “natively digital” e “the reborn digital object”. Estes objetos permitem práticas sociais por parte dos utilizadores que são passíveis de serem estudadas numa lógica social e relacional. E foi neste contexto que Janna Joceli Omena apresentou indicações de ferramentas práticas para recolha de dados em perspectivas micro e macro, referindo-se também aos constrangimentos que a técnica tem como a questão dos perfis autonomizados ou a fácil disseminação de “fake news”.

A investigadora apresentou um conjunto de exemplos sobre a cultura visual de uma rede que se centra numa palavra-chave específica, demonstrando as potencialidades dos métodos digitais. Cruzando a técnica com a teoria, foram apresentados estudos realizados no Instagram com redes de imagens, no Twitter com redes de hashtags e no YouTube com ligações entre canais.

Janna Joceli Omena é doutoranda em media digitais na Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCSH), um curso que faz parte do programa UT Austin Portugal. É a coordenadora da SMART (Social Media Research Techniques) no iNOVA Media Lab, laboratório do ICNOVA. Desde 2013, dedica-se a estudos de media sociais e à abordagem de métodos digitais. Os seus interesses de investigação estudos de software e plataformas, técnicas de media sociais e métodos digitais. O seu trabalho de investigação tem-se debruçado sobre a técnica inerente das plataformas de redes sociais e como isso facilita ou compromete a pesquisa digital.

A sessão contou com a presença de alunos e antigos alunos da Licenciatura em Multimédia.

Partilhe em:
X