O fotojornalismo – um outro olhar sobre o acontecimento jornalístico

Este foi o mote da aula aberta que decorreu a 13 de março, no ISMT, no âmbito da UC, História dos Media, que faz parte de um ciclo de convidados previstos receber no espaço da evolução dos media.

Texto, Fotografia e Vídeo: DCA

Ricardo Almeida, 36 anos, natural da Curia, foi o convidado desta sessão. ‘Xe’, como é conhecido profissionalmente, é um dos muitos profissionais licenciados pelo ISMT, na então licenciatura em Comunicação Social, no ano de 2007. A evolução deste plano de estudos conduziu à licenciatura agora designada de Jornalismo, em virtude de alterações curriculares aprovadas e reconhecidas pelo ministério.

Ricardo Almeida Iniciou-se no fotojornalismo ainda estudante, em 2006. Despertou para a fotografia depois de ter frequentado, no ISMT, uma ação de formação de fotografia digital, a cargo do especialista Fausto Correia. Atualmente, para além de colaborar no grupo Cofina, colabora com a Revista dos Técnicos Oficiais de Contas e, desde 2013 que acumula o fotojornalismo com a reportagem videográfica para a CMTV.

Xe é um apaixonado pela capacidade de fazer estórias com fotografias. Foi no contexto do progresso técnico desta área, dos objetivos e dos perigos do fotojornalismo, que Ricardo Almeida entusiasmou a sala e elencou o que considerava ser um perfil certo para um fotojornalista.

Veja algumas fotografias do evento

{gallery}2017_2018/20180313_AA_fotojornalismo_xe{/gallery}

Testemunho de Ricardo Almeida – XÉ:

{youtube}QyHCtyYJNyw{/youtube}

Partilhe em:
X