Aula aberta “Approximation algorithms for NP-hard problems”

“Approximation algorithms for NP-hard problems”, com Alexandru Popa, decorreu a 22 de Março


Texto: Organização do Evento
Fotografia: DCA

No dia 22 de março de 2018 o Professor Alexandru Popa da Universidade de Bucareste (UniBuc) na Roménia esteve no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) a proferir uma aula aberta sobre “Approximation algorithms for NP-hard problems”, isto é. métodos de aproximação a problemas computacionalmente difíceis (pertencentes à classe “NP-hard”).

Ao longo da sessão abordou questões como o “min-max edge q-coloring”, proporcionando uma demonstração muito clara de como um problema de ciência da computação teórica tem aplicações importantíssimas em áreas como a concepção de redes wireless em malha.

O orador apresentou ainda um conjunto de resultados teóricos e experimentais, resultantes da sua investigação em conjunto com os seus alunos de mestrado e doutoramento, permitindo ficar a conhecer o “estado da arte” dos métodos disponíveis e soluções aproximadas para problemas cuja solução ótima pode não ser possível (ou não ser economicamente viável).

A internacionalização tem sido uma aposta do ISMT para a licenciatura em informática, integrando atualmente a lista dos 40 cursos superiores em Portugal que apresentam uma taxa de desemprego nula ou inferior a 1%*.

*Fonte: Direção-geral de Estatísticas da Educação e Ciência

Veja algumas fotografias do evento

{gallery}2017_2018/20180322_AA_informatica_AlexandruPopa{/gallery}

Partilhe em:
X