"Notícias falsas: o papel dos media e das redes sociais em campanhas políticas populistas" em Aula Aberta no ISMT

 1010014_capa

O Instituto Superior Miguel Torga no âmbito da Unidade Curricular de Cibercultura recebeu, no passado dia 7 de abril, uma aula aberta sobre "Fake news: the role of the media and social networks in populist political campaigns".

Texto: Mariana Rodrigues
Fotografia: DCA

No dia 7 de Abril de 2017, o Instituto Superior Miguel Torga realizou mais uma aula temática para os seus alunos. A sala 2 da Rua Augusta recebeu uma aula aberta sobre "Fake News: the role of the media and social networks in populista political campaigns", desempenhada pela oradora Roisin Sweeny, professora da Universidade de Alice Salomon Hochschule de Berlim.

As notícias-falsas ou mais conhecidas como "fake-news" são um tema muito atual. As notícias falsas são todas e quaisquer notícias que são apresentadas aos leitores para os persuadir relativamente a algo. Estas notícias têm sempre um teor falso, de forma a induzir em erro quem as lê.

Durante e após as eleições americanas, onde Donald Trump se tornou Presidente dos Estados Unidos da América, o negócio das "fake-news" ganhou vida. Esta aula aberta incidiu principalmente nesse acontecimento. Ao longo da aula com Roisin Sweeny, os alunos do Instituto tiveram a oportunidade de aprofundar o conceito ‘’fake-news’’, interligando-o com casos da atualidade.

A oradora respondeu a perguntas como "O que são notícias falsas?", "Como se propagam?", "Quem as faz?", "Que papel desempenham na política?" e, não menos importante, "O que podemos fazer em relação a isto?". Os alunos tiveram ainda a oportunidade de realizarem alguns exercícios, em Inglês, com o apoio da oradora convidada. Foram ainda visualizados alguns vídeos onde a temática foi claramente abordada.

Veja algumas fotografias do evento:

Autenticação