Seminário ‘’Violência entre parceiros íntimos. Compreensão e intervenção’’.

20170405b aaberta_ines_pimentel_capa

No âmbito da Unidade Curricular (UC) de Contextos de Intervenção Sistémica, a coordenação do 2º ciclo em Psicologia Clínica, o Gabinete de Intervenção Sistémica e o Núcleo João dos Santos realizaram, no passado dia 5 de Abril, no edifício da Rua Augusta, uma aula aberta, cujo tema foi a "Violência entre parceiros íntimos’’.

Texto: Mariana Rodrigues
Fotografia: Inês Silva e Débora Frade
Vídeo: Débora Frade

Inês Pimentel, licenciada em psicologia clínica e doutorada na mesma área pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, foi a convidada para a apresentação desta sessão.

Este seminário visava dar a conhecer a problemática associada à violência entre parceiros íntimos, explicando a sua importância. Durante a sessão pretendia-se que os alunos compreendessem a temática e, futuramente, interviessem. Segundo Inês Pimentel ‘’Para falar da compreensão, dos frutos, precisamos de ir ao encontro das raízes. Só assim as intervenções serão bem sucedidas’’. ‘’A Intervenção Sistémica é um modelo de leitura sobre a violência’’, acrescentou. Para a doutorada, as particularidades de cada situação têm uma importância mais significativa do que a exposição da mesma pois, apenas desta forma se reduzirão os impactos em vários níveis, tais como na saúde física, mental e reprodutiva dos envolvidos. Inês Pimentel afirma ainda que o interface da justiça, saúde e social são o ‘’tripé necessário de intervenção’’ e, quando um deles está em falta, origina um desequilíbrio.

Ao longo do seminário, foram abordados vários conteúdos teóricos, nomeadamente os tipos de intervenções e a avaliação dos seus riscos e perigos, nos quais os participantes puderam melhorar o seu conhecimento no âmbito da Unidade Curricular. Para finalizar a sessão, a convidada facultou ainda algumas dicas e técnicas úteis para os futuros terapeutas.

O seminário ‘’Violência entre parceiros íntimos’’ contou com a organização da Professora Doutora Joana Sequeira, docente no Instituto Superior Miguel Torga.

Veja algumas fotografias do evento:

Testemunho de Inês Pimentel:

Testemunho de Joana Sequeira:

Autenticação