Lucy Niemeyer no Instituto Superior Miguel Torga

20170322 lucy_niemeyer_capa

O Instituto Superior Miguel Torga recebeu no dia 22 de março Lucy Niemeyer

Texto: Sara Silva
Fotografia: André Gouveia
Vídeo: Sara Silva e André Gouveia

No âmbito da Unidade Curricular Seminário, do curso do primeiro ciclo em Design de Comunicação, decorreu no passado dia 22 de Março a Aula Aberta com a Designer Lucy Niemeyer, intitulada “Design e a criação de existências na contemporaneidade”.

A Designer Lucy Niemeyer é presidente do IBDesign (Instituto Brasileiro do Design), sedeado no Rio de Janeiro, e foi vice-presidente da Associação de Ensino/Pesquisa de Nível Superior em Design (AEnD-BR) e integrante do corpo editorial da revista Estudos em design até 2002, actualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e autora de três livros: Design no Brasil: Origens e instalação, de 1997, Tipografia: uma apresentação, de 2000, e Elementos de semiótica aplicados ao design, de 2003.

Lucy Niemeyer é prima do falecido Arquitecto Oscar Niemeyer. A Designer conta com um invejável currículo no estudo, consultoria, pesquisa e ensino de Design, o trabalho da Designer Brasileira incide sobre temáticas como o projecto de produto, semiótica, interacção e comunicação. Ao longo do seu percurso, a investigadora optou sempre por uma abordagem mais próxima do design social, procurando entender o alcance do design dos objectos do quotidiano e dos serviços no bem-estar da população.

Veja algumas fotografias do evento:

Testemunho de Lucy Niemeyer:

Testemunho de Luísa Costa:

Autenticação