A Investigação e a Produção do Conhecimento no Serviço Social em reflexão no ISMT

20170106 capa

A Investigação e a Produção do Conhecimento no Serviço Social foi a temática predominante em mais um Seminário levado a cabo pelo Instituto Superior Miguel Torga, no passado dia 6. A sessão contou com a oradora Sandra de Faria, Professora Doutora em Serviço Social, visitante do curso de mestrado ao abrigo do Protocolo inter-institucional ISMT/ PUC –Goiás.

Texto/Fotografia/Vídeo : DCA

Sandra de Faria afirmou que a investigação que compõe a sua tese de doutoramento decorre do balanço crítico das teses defendidas no Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo que, depois de inventariadas permitiu perceber o procedimento metodológico segundo o qual o caminho que leva ao conhecimento é «parte do próprio processo do conhecimento, em sua dimensão histórica, teórica e metodológica». A autora concluiu que desta forma lhe foi possível compreender por «quais razões se deve estudar uma profissão e sua trajetória como um processo que articula ruturas e continuidades e investigar suas transformações como um movimento de dimensões sócio-históricas para além do cronológico, mas como totalidade e historicidade». Numa direção teórico-social, prosseguiu Sandra Faria, a afirmação académica do Serviço Social e a constituição de um corpus teórico na área foram «conquistas renovadoras da profissão, entendendo-se que o exame sistemático das conexões entre a profissão e a produção de conhecimento, por meio de pesquisas, balanços e estado da arte, aponta tendencialmente um significativo desdobramento da nova profissionalidade em curso.»

A organização do evento esteve a cargo da Coordenação do mestrado em Serviço Social através da Professora Alcina Martins, no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Seminário de Dissertação II da 13ª edição do curso de mestrado em Serviço Social e das UC “Seminário de Dissertação I”, da 14º edição do mestrado em Serviço Social e da UC "Investigação em Serviço Social" do 1º ciclo em Serviço Social.

Pequena Nota Biográfica da autora: Sandra de Faria é Pós-Doutora em Serviço Social pela UFRJ. Doutora e mestre em Serviço Social pela PUC-SP. Realizou estágio de pesquisa no Centro Português de Investigação em História e Trabalho Social (CPIHTS) (2000) como bolseira de doutoramento da CAPES. Professora dos Cursos de Graduação e Mestrado em Serviço Social da PUC Goiás e coordenadora do “Grupo Estudos e Pesquisa de Teoria Social e Fundamentos do Serviço Social”. Da sua produção académica e científica destaca-se a tese Produção do conhecimento e agenda sócio-profissional do Serviço Social Brasileiro (2003) e o artigo “Reflexões contemporâneas sobre pesquisa e produção do conhecimento em Serviço Social no Brasil”. Revista Praia Vermelha (UFRJ) (2014). Exerceu os cargos de Pró-Reitora de Extensão e Apoio Estudantil (2002 a 2008), e de Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás (2009 a 2013).

Ouça aqui o Podcast do Seminário "A Investigação e a Produção do Conhecimento no Serviço Social " com Sandra De Faria:

Testemunho de Sandra De Faria:

Veja algumas fotografias do seminário:

Autenticação