Seminário - "Novas abordagens psicológicas numa perspetiva cognitivo-comportamental"

20160601 GAPSI_seminario

O Instituto Superior Miguel Torga promoveu no passado dia 1 de Junho, um seminário sobre "Novas abordagens psicológicas numa perspetiva cognitivo-comportamental"

Fotografia: Andre Gouveia e Diogo Dias
Vídeo: DCA

O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) através do seu Gabinete de Apoio Psicológico (GAPSI) promoveu, no dia 1 de junho, um seminário sobre "Novas abordagens psicológicas numa perspetiva cognitivo-comportamental" e teve como principais objetivos dar a conhecer, quer a estudantes de psicologia quer a profissionais, um pouco mais acerca de algumas destas novas abordagens em psicologia clínica e divulgar os serviços do GAPSI.

O seminário arrancou com a comunicação da Dra. Joana Sampaio de Carvalho, que produziu uma apresentação muito esclarecedora acerca do trabalho que tem vindo a realizar no âmbito do programa MindUp. Este é um programa baseado nas práticas contemplativas que tem como objetivos a promoção de diversas competências sócio-emocionais, bem-estar e competências Mindfulness em alunos do 3º e do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Após esta apresentação, seguiu-se a comunicação da Professora Doutora Margarida Couto, que brindou a plateia com uma contextualização teórica muito esclarecedora sobre EMDR - (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) e Brainspotting. Duas abordagens muito recentes e com resultados muito promissores e com aplicabilidade em diversos quadros clínicos, particularmente no trauma, ansiedade e depressão.

Por fim, a Professora Doutora Albertina Lima de Oliveira fez também uma apresentação muito enriquecedora sobre a aplicação das terapias de terceira geração, particularmente do Mindfulness, em pessoas de idade avançada. Nesta linha, para além de uma contextualização teórica bastante aprofundada e esclarecedora sobre o Mindfulness, foram apresentados alguns resultados de diversos estudos, nacionais e internacionais.

Segundo a organização, que esteve a cargo do Gabinete de Apoio Psicológico do ISMT, o seminário cumpriu com sucesso os objetivos a que se propôs, ou seja, em primeiro lugar, a disponibilidade, profissionalismo, dinamismo e simpatia tanto das oradoras convidadas acima mencionadas como da Professora Doutora Ana Galhardo que se disponibilizou para moderar a mesa. outro dos destaques foi o elevado número de participantes, o que fez com que este seminário tivesse uma assistência de mais de cem pessoas, fazendo deste um sucesso. Por fim, a organização salientou o ambiente de tranquilidade e abertura que se fez sentir ao longo de todo o evento.

Veja algumas fotografias do evento:

Veja o vídeo:

Autenticação