ISMT na 2ª Edição do curso de Formação “Doença Oncológica e Serviço Social”

cartaz-curso-servico-social-reduzido-01

O Instituto Superior Miguel Torga no âmbito da Unidade Curricular "Contextos de Intervenção Profissional" do 2º ano, do 1º ciclo de estudos em Serviço Social, participou com 30 estudantes na 2ª Edição do curso de Formação “Doença Oncológica e Serviço Social”, promovido pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro.


O curso “Doença Oncológica e Serviço Social” insere-se no âmbito do trabalho desenvolvido pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro (NRC.LPCC), que coloca o apoio social aos doentes oncológicos carenciados e seus familiares no cerne da sua missão, desde o início da sua atividade.

O coordenador executivo do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro, Dr. Miguel Pina, deu início ao curso, com a apresentação da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e dos seus serviços. Seguiu-se a Dra. Rita Garcia, médica interna do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPOC), que salientou alguns aspetos referentes ao cancro, nomeadamente no que respeita à sua epidemiologia. A médica do IPOC, destacou, ainda, os sintomas, sinais e formas de prevenção, das localizações tumorais mais frequentes. Seguiu-se uma apresentação referente aos “direitos gerais do doente oncológico” sobre a responsabilidade da Dra. Ana Elisabete Ferreira, jurista do Centro de Direito Biomédico da Universidade de Coimbra.

A parte da tarde, foi dedicada à atuação específica do Assistente Social, nos contextos das Instituições de Saúde da área oncológica. A Dra. Margarida Pires, coordenadora do Serviço Social no IPOC, destacou da sua experiência profissional, as principais funções do Assistente Social, na área da saúde, bem como os principais desafios. Por último, a Dra. Margarida Costa, responsável de Unidade de Serviço Social do NRC.LPCC, apresentou, aos formandos, as principais linhas de apoio disponibilizadas por aquela entidade, aos doentes oncológicos. O dia de formação terminou com uma visita à sede do NRC.LPCC, nomeadamente ao Centro de Voluntariado Ocupacional, Espaço Imagem e Movimento Vencer e Viver.”

A organização desta participação esteve a cargo das Docentes da UC "Contextos de Intervenção Profissional" Fernanda Daniel e Dulce Simões do ISMT.

Veja algumas fotografias do evento:

Autenticação