“Dinâmicas e níveis de intervenção com crianças e jovens em risco” – Aula aberta no ISMT

20160518 capa

O Instituto Superior Miguel Torga promoveu no passado dia 18 de Maio, uma aula aberta sobre as “Dinâmicas e níveis de intervenção com crianças e jovens em risco”.

Texto: Joana Costa
Fotografia: Luís Fardilha
Vídeo: DCA

A sessão realizou-se no âmbito do curso de licenciatura de Serviço Social, em que esteve presente no ISMT Maria João Prata, assistente social do núcleo de infância e juventude do Centro Distrital de Coimbra, que começou por alertar para o número de casos em Portugal de crianças que sofrem de maus tratos. De seguida, explicou como é que o seu núcleo “ataca” este problema familiar e como os outros sistemas de intervenção agem nestas situações. Foram salientadas as Leis de Protecção de Criança e Jovens em Perigo, pela importância que a vertente judicial tem nestes casos, em que o tribunal é o ultimo sistema de intervenção para a protecção da criança que sofre os maus tratos. Antes de terminar a sessão foram apresentados uma série de testemunhos fortes de algumas crianças que passaram por maus tratos. Em jeito de conclusão, Maria João Prata finalizou a sua intervenção alertando que é necessário as crianças estarem bem para também existir um bom funcionamento e uma boa organização destes sistemas de intervenção.

A organização desta sessão esteve a cargo do Docente da Unidade Curricular “Serviço Social, Segurança Social e Poder Local” Professor Doutor Manuel Menezes do ISMT.

Veja algumas fotografias do evento:

Veja o vídeo:

Autenticação