ISMT recebe fotojornalista e antigo aluno Nuno André Ferreira

 20160418b capa

O Instituto Superior Miguel Torga promoveu no passado dia 18 de abril uma Aula aberta que contou com o testemunho de Nuno André Ferreira, fotojornalista da agência LUSA e do Jornal Correio da Manhã.

Texto: Sara Silva
Fotografia: Afonso Silva e Sara Silva
Vídeo: DCA

O ex-aluno do ISMT inicia a aula falando do seu antigo percurso como estudante e da necessidade de procurar ter mais do que a simples formação académica pois considera que o mais importante é “ ter experiência profissional e adquirir portefólio".

Nuno André Ferreira terminou a sua licenciatura em 2004 e, segundo disse, desde o início do seu trajeto académico que procura "ter contacto com a realidade" dado que "a escola não oferece tudo o que necessitamos, logo, cabe a cada um procurar".

Durante a aula aberta o fotojornalista apresentou um vasto leque de trabalhos da sua autoria, e falou dos diversos locais onde publicou muitas das suas fotografias como a Câmara Municipal de Leiria, a revista Visão, o jornal I, entre outros.

Nuno André Ferreira considerou que, numa notícia, uma boa fotografia dá mais ênfase ao leitor do que o texto em si, pois a fotografia, na sua opinião, "transmite mais credibilidade ao que o jornalista quer dizer " . Apesar da afirmação anterior, o ex aluno do ISMT e atual fotojornalista considera que uma imagem não vale mais do que mil palavras pois esta "necessita do texto para se explicar e para ser interpretada".

Veja algumas fotografias da Aula Aberta:

Veja o vídeo:

Autenticação