Aula Aberta sobre "Segurança Social e mercado de capitais no Brasil"

capa

Realizou-se no dia 19 de Dezembro, no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), a Aula Aberta referente ao tema “Segurança Social e Mercado de Capitais no Brasil” essencialmente direcionada para alunos de mestrado em Serviço Social.

Texto: Ana Clara Duarte
Fotografia e Vídeo: Luís Fardilha

A comunicação teve como oradora principal Sara Gronemann, Professora de Economia Política na Universidade Federal do Rio de Janeiro e autora de uma rigorosa crítica e inovadora tese sobre a segurança social e os fundos de pensões. A convidada deu a conhecer um dos maiores “monopolizadores” dos recursos no Brasil: a Previdência. Sara Gronemann situou historicamente o público, começando por explicar a Constituição de 1988, a primeira após uma Ditadura que vigorou até 1985. O Fundo Público é constituído por: orçamento de seguridade, orçamento das estatais e orçamento fiscal. “Em 2015, o Orçamento de Estado brasileiro estará em 2,5 trilhões de reais”, sendo “esquisito que num país com tanta miséria, as políticas sociais resultem em super ávide”, estando o Brasil a tornar-se numa “Ditadura Socialista”. Segundo a oradora, “82% do financiamento do fundo público vem do Trabalho e 18% do Capital”.

A sessão realizou-se no âmbito dos Seminários “Formação, Investigação, Trabalho e Internacionalização no Serviço Social” , da 12ª edição do curso de mestrado em Serviço Social, organizado pelas Professoras Doutoras Alcina Martins e Maria Rosa Tomé.

Veja algumas fotografias do evento:

Veja o vídeo: