Aula Aberta sobre mediação em Serviço Social

capa

O Instituto Superior Miguel Torga promoveu no passado dia 28 de Maio, uma aula aberta sobre “Mediation as a tool for dispute resolution within the scope of social work”, dinamizada pela Professora Doutora Jana Pruzinská.

Texto: Ana Duarte
Fotografia: André Pereira
Vídeo: Miguel Gonçalves

A convidada, Jana Pruzinská, professora em Comenius University – Faculty of Education - Institute of Social Studies and Curative Education, em Bratislava, apresentou nesta sessão o conceito de Mediação Social e alguns dos seus pressupostos. Trata-se de um processo no qual uma terceira pessoa, imparcial, trabalha com ambas as partes em conflito, de modo a ajudar a mudar a qualidade de interacção, passando do sentido negativo e destrutivo para um sentido positivo e construtivo, assim como discutir e explorar problemas e possibilidades para a sua resolução. Foram abordados nesta sessão duas vertentes da Mediação: na família - conflitos dentro da família (preservar a família) e divórcio (diminuir o impacto negativo na criança, aprender sobre as necessidades das crianças, autonomia pessoal, preservar uma percepção positiva do outro membro familiar quando em contacto com a criança). Através deste sistema mediador, os clientes aprendem a comunicar (oportunidade para compreensão mútua, identificação de interesses e necessidades de cada membro da família, comunicação aberta, entre outros). No entanto, a implementação da Mediação na prática apresenta os seus prós (formação de mediação, educação pública e ser confiável) e contras (condições inapropriadas para a mediação e “burocracia”). Para finalizar, Jana apresentou algumas recomendações, nomeadamente a nível da Educação Universitária (formação de mediação em preparação gradual de assistentes sociais, pós-graduação em mediação familiar) e das Instituições Estatais (supervisão no local de trabalho, marketing social e educação ao longo da vida na mediação familiar).

A organização desta Aula Aberta esteve a cargo da Coordenação da Licenciatura de Serviço Social e do CET de Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário, em colaboração com o Gabinete de Estágios, no âmbito da Unidade Curricular Gestão de Instituições de Serviço Social, do CET de Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário.


Veja algumas fotografias do evento:

Veja o vídeo:

Autenticação