Nota Informativa - 04/04/2017 (1)

Ciclo de Seminários de Contextos de Intervenção sistémica

O Instituto Superior Miguel Torga no âmbito da UC de Contextos de Intervenção sistémica, a coordenação do 2º ciclo em Psicologia Clínica, o Gabinete de Intervenção Sistémica e o Núcleo João dos Santos estão a organizar aulas abertas com especialistas convidados para abordar temas na área da intervenção sistémica em contextos diversos. O Ciclo de Seminários decorre de 5 de abril a 31 de maio.

Amanhã dia 5 de abril a primeira sessão decorre com Inês Pimentel e o tema será "Violência entre parceiros íntimos. Compreensão e intervenção."

Esta aula aberta tem início às 18h30 e decorre na sala 1 do edifício da Rua Augusta.

Breve nota biográfica de Inês Pimentel: Licenciada em psicologia clínica e doutorada na mesma área pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com a tese intitulada: “Violência entre Parceiros Íntimos: Significados, Manutenção e Transformação na perspetiva de Vítimas, Agressores e Profissionais”, sob orientação da professora doutora Madalena Alarcão. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos, especialista na área da Psicologia Clínica e da Saúde, nas subespecialidades de Psicoterapia, Psicologia Forense e Psicologia Comunitária. Terapeuta familiar e interventora sistémica, formada pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, desde 2011. Trabalhou 8 anos no Serviço de Violência Familiar, do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, sob coordenação do Dr. João Redondo, desenvolvendo competências de avaliação e intervenção junto de vítimas, agressores, casais, famílias e suas redes de suporte (primárias e secundárias) na área da violência familiar. Nas atividades do referido serviço, foi facilitadora de vários grupos de suporte a vítimas de Violência entre Parceiros Íntimos (VPI) e co-facilitadora de vários grupos psicoeducativos de agressores, bem como ego auxiliar de psicodrama. A par com a sua atividade clínica foi também formadora e supervisora de diferentes equipas de intervenção comunitária, no âmbito do Projeto de Intervenção em Rede, cofinanciado pelo POPH, na área da violência de género. É co-autora do manual “SARAR, um manual para profissionais de saúde na área da violência doméstica” e de alguns artigos na área da intervenção sistémica em contextos de violência e junto de famílias multidesafiadas. Trabalhou no Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica, em Ponta Delgada – Açores, integrando a Equipa de Terapia Familiar e a Equipa para a Inclusão Sócio-Familiar. Neste âmbito participou nos programas Contigo (para agressores de Violência Doméstica); Impacto (trabalho terapêutico com as vítimas primárias e secundárias da VD); e Conecta (trabalho terapêutico na violência filio-parental). Atualmente trabalha na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Coimbra, enquanto membro da Rede Local de Intervenção Social (RLIS) da Caritas. Para além disso é psicoterapeuta, formadora na área da igualdade de género, da família e da violência familiar e colaboradora, enquanto docente, do Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra, onde também já foi supervisora de estágios curriculares académicos na área da psicologia clínica.