Nota Informativa - 29/11/2016

ISMT visitou Equipa Terapêutica de Coimbra

As alunas finalistas do Curso de 1º ciclo em Serviço Social inscritas no Seminário de Estudos Sociais - Dependência e Cultura Contemporânea, foram conhecer o trabalho desenvolvido pela Equipa Terapêutica de Coimbra. O grupo deslocou-se à Rua Pinheiro Chagas, nº 88 que fica muito próxima das instalações do ISMT e foi recebido pelo Assistente Social, Dr. José Carlos Dias.

Para além de ter tido a possibilidade de visitar as instalações foi possível tomar conhecimento da complexidade que envolve o sujeito que é dependente de substâncias como a heroína e a cocaína. Foi dado particular relevo ao trabalho multidisciplinar desenvolvido pelo médico psiquiatra, psicólogo, enfermeiro e assistente social, que em reuniões internas, promovem a construção de um projeto terapêutico para o utente com o objetivo de o motivar para o tratamento.

Em relação ao trabalho desenvolvido, pelas vários Assistentes Sociais da Equipa Terapêutica de Coimbra, foram destacadas as áreas em que intervém seja com o utente, sua família, seja ao nível da articulação interinstitucional no âmbito da formação e emprego, habitação e saúde ou justiça e segurança social de forma a potenciar as capacidades do utente, a autonomia pessoal e familiar e a promover a sua inclusão social.

A organização desta iniciativa este a cardo da Docente do Instituto Superior Miguel Torga, Sara Lopes Borges, responsável pelo Seminário de Estudos Sociais - Dependência e Cultura Contemporânea, do Curso de 1º ciclo em Serviço Social.

20161125 visita_Equipa-teraputica-de-Coimbra