Nota Informativa - 21/11/2016

Instituto Superior Miguel Torga visitou Unidade de Alcoologia de Coimbra

As alunas finalistas do Curso de 1º ciclo em Serviço Social inscritas no Seminário de Estudos Sociais - Dependência e Cultura Contemporânea, acompanhadas da docente responsável, Sara Lopes Borges, deslocaram-se à Unidade de Alcoologia de Coimbra (UAC).

Esta unidade de saúde, atualmente integrada na Administração Regional de Saúde do Centro I.P., aposta no tratamento do indivíduo com patologia crónica alcoólica seja ao nível da consulta externa, seja ao nível do internamento. De igual modo, é dada relevância à formação e investigação em torno da dependência que afeta maior número de indivíduos e famílias em Portugal.

A turma foi recebida pela Diretora Clínica daquela unidade de tratamento, Dra Ana Feijão, e pelo Assistente Social, Dr. Paulo Rosário, que possibilitaram uma visita às instalações mas, também, uma aprofundada exposição sobre a problemática inerente ao consumo excessivo do álcool em Portugal e suas consequências, o historial que esteve na origem da criação, na década de 80, de unidades de saúde vocacionadas para a intervenção nesta área e a atividade desenvolvida, na ultima década, pela UAC.

Foi, igualmente, exposto o programa de intervenção terapêutica e as diferentes metodologias de intervenção que são implementadas pela equipa multidisciplinar, o que permitiu às futuras assistentes sociais compreender de que forma os Assistentes Sociais se articulam com profissionais com outra formação académica (médicos, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros) e percecionar a riqueza do conteúdo funcional que os Assistentes Sociais têm numa instituição como a UAC.

20161118 visita_Unidade_Alcoologia_Coimbra