Nota Informativa - 27/09/2016

Nova Pós-Graduação em Neuropsicologia Clínica

O Instituto Superior Miguel Torga tem uma nova pós-graduação em Neuropsicologia Clínica na sua oferta letiva para 2016/2017. As candidaturas estão abertas até 31 de outubro.

As aulas têm início a 4 de novembro e o curso tem a duração de 2 semestres (360 horas). O horário é em regime pós-laboral (sextas-feiras final do dia e sábados).

O objetivo geral deste curso é fornecer as qualificações clínicas e experiência relevante em Neuropsicologia clínica, ajudando a preparar/alargar a carreira para trabalhar com crianças ou adultos com perturbações neurológicas ou patologias com substrato neurológico (e.g., acidente vascular cerebral, traumatismo craniano, tumores cerebrais, epilepsia, distúrbio de défice de atenção, dislexia, discalculia, autismo, esquizofrenia).

Os módulos consistem em unidades curriculares introdutórias e mais avançadas, permitindo alcançar os seguintes objetivos específicos:

- Dominar as bases de compreensão da perturbação neurológica, neurodesenvolvimental ou neurodegenerativa.
- Conhecer os avanços mais recentes sobre a pesquisa cerebral e neuropsicológica de perturbações das funções cognitivas superiores, de doenças mentais, de patologia físicas ou perturbações do sono.
- Desenvolver e consolidar competências de avaliação e/ou de intervenção neuropsicológica.

A coordenação científica do curso de pós-graduação em Neuropsicologia Clínica é da Doutora Helena Espírito Santo -Doutorada em Saúde mental pelo Instituto de Ciências Biomédica Abel Salazar da Universidade do Porto. Professora de Neurociências e Neuropsicologia no Instituto Superior Miguel Torga. Coordenadora do projeto Estudos Normativos de Instrumentos Neuropsicológicos. Coordenadora do Projeto Trajetórias do Envelhecimento. Psicóloga clínica com experiência na avaliação neuropsicológica de pessoas com perturbações neurodesenvolvimentais e perturbações neurodegenerativas.

Mais informações em www.ismt.pt