Comunicado de Imprensa - 04/04/2016

Seminário Internacional "Imagem da Profissão de Serviço Social: Desafios à Formação e ao Trabalho Profissional"

O Mestrado em Serviço Social do ISMT e o Núcleo de Estudos e Investigação Questão Social, Políticas Sociais e Serviço Social organiza o Seminário Internacional "Imagem da Profissão de Serviço Social: Desafios à Formação e ao Trabalho Profissional".

Este Seminário traz a debate duas grandes questões:

A primeira questão, diz respeito à imagem socialmente construída e a atual autoimagem da profissão de Serviço Social em Portugal. Cabe à Profª Doutora Virgínia Alves Carrara, da Universidade Federal de Ouro Preto-Brasil, apresentar a investigação de pós-doutoramento realizada em 2013/2014 e que teve como instituição de acolhimento o ISMT. A pesquisa decorreu junto de Instituições de Ensino Superior (IES) com licenciatura de Serviço Social. Coordenadores e professores dos respetivos cursos que nela colaboraram, foram convidados a debater os principais resultados que agora serão apresentados.

A segunda questão, concerne à análise da formação e do trabalho dos Assistentes Sociais no contexto da crise contemporânea, do desmantelamento do Estado Social, do impacto do Processo de Bolonha e das politicas de austeridade. A não regulação da formação ao nível dos fundamentos, das diretrizes curriculares e das competências profissionais constitui-se num desafio a merecer debate no seio da categoria sobre o perfil que se quer formar. O presente Seminário pretende contribuir para esta discussão em curso.

DATA: 8 de abril de 2016

LOCAL: ISMT – Sala 1 do Edifício da Rua Augusta, nº 46 COIMBRA

COMISSÃO ORGANIZADORA: Alcina Martins e Maria Rosa Tomé

ORGANIZAÇÃO: ISMT – Mestrado em Serviço Social – Núcleo de Estudos e Investigação (NEI): Questão Social, Politicas Sociais e Serviço Social.